O Incêndio do Brasil!!

Parafraseando o incêndio de Roma ocorrido em 64 dC, reza três versões, sendo duas delas retratadas em várias obras de arte, como no romance do Polonês Henryk Sienkiewicz: quo Vadis, em que demonstra Nero enlouquecido, incendiando Roma, para ter as mesmas inspirações de Homero na obra A Ilíada.

2

Outra versão é de que Nero teria incendiado Roma para construir uma grande obra palaciana, já que o senado de Roma havia indeferido o pedido de desapropriação para a referida construção.

Em uma terceira versão, as obras da referida época eram construídas de madeiras, e o fogo era utilizado para aquecimento e preparo de alimentos. Assim, por acidente, uma residência pegou fogo, e este se alastrou rapidamente, a questão é que, após o incêndio, Nero utilizou seus agentes e comprou todas as terras por preços irrisórios, dando azo a várias interpretações.

O Brasil vive momentos de incêndios de grande proporção. Um incêndio econômico e moral, provocado pelo executivo, legislativo e judiciário (minúsculo mesmo). O Presidente Michel Temer ajuda a propagar este incêndio, ao ser flagrado, no mínimo, em atitude omissiva quanto ao seu Estado de “Agente Político”, em uma transação milionária para comprar silêncio de um preso de alta periculosidade, que, ao que parece, está muito bem pago para continuar calado e preso. A renúncia seria atitude lógica em qualquer país sério que tivesse um Governante ao menos, compromissado com a ética, e não em se manter no cargo para não ser julgado por crimes que lesaram a pátria.

Um Senador, que sem o menor pudor fala em matar, corromper, silenciar, e vê no setor público uma fonte inesgotável de dinheiro para se manter no poder, vender o patrimônio público, e agravar ainda mais a situação fiscal do Estado, nas fraudes em licitação.

Todos os Presidentes da República, nos últimos 30 anos, de alguma forma envolvidos com esquemas de corrupção, e que continuam no poder até os dias de hoje. Alguns com discursos populistas, esperando o momento certo para voltar e cometer os mesmos roubos. Ora, quem rouba dinheiro público mata todos os dias nas filas de hospitais, no aumento da violência, no descaso com a educação que impede o crescimento do país.

Uma Câmara de Deputados desprovida de qualquer pudor, um Senado corrupto e corruptor,  uma cúpula do Judiciário que enriquece com os penduricalhos votados por meio de Resoluções, e recebe até 10 vezes mais que o teto estipulado pela Constituição Federal: ou seja, uma república de cleptocracia e plutocracia, o Governo dos Ladrões e das Oligarquias!

A questão é: continuamos a eleger os mesmos políticos há décadas, sem interferência relevante para exigir uma verdadeira reforma política. Aliás, com um Governo de Cleptocratas e de Plutocratas, tenho até medo de reformas políticas que sejam votadas de forma espúrias.

Acredito que atualmente, uma única modificação pode servir de supedâneo para que o povo interfira nas decisões parlamentares de forma legítima, que é a instituição do recall, segundo Paulo BONAVIDES[1] conceitua o instituto da seguinte forma: “É a forma de revogação individual. Capacita o eleitorado a destituir funcionários, cujo comportamento, por qualquer motivo, não lhe esteja agradando”. (http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=2948).

Em alguns países, tanto o Legislativo, Executivo ou Judiciário pode ser fiscalizado por meio deste eficiente mecanismo de defesa do cidadão, em que a manifestação popular pode retirar do cargo público qualquer membro do Executivo, Legislativo e Judiciário. Talvez seja uma forma de preservar a Democracia e controlar o Poder Público.

Seja como for, está na hora de profunda modificação no processo eleitoral, na mentalidade do povo brasileiro, e no controle dos meios de informações, com responsabilidade civil em casos de intervenção política comprovada, para beneficiar este ou aquele empresário ou setor.

O fogo está alastrando, espero que, como Roma, nossas riquezas não sejam vendidas a preço irrisório por Governos corruptos, como o que vem ocorrendo há séculos neste país. Mas isto é assunto para outro post.

No mais, recebi várias mensagens pessoais parabenizando pelo blog, e seguindo as publicações. Peço desculpas pela ausência dos últimos dias, mas tentarei ser mais pontual com as publicações. Agradeço a todos que estão seguindo o blog, um excelente domingo!

Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_inc%C3%AAndio_de_Roma

https://www.google.com.br/search?q=quo+vadis&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-b-ab&gws_rd=cr&ei=AXshWaz_I8qswgSCyIeoDg

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/iliada.htm

http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=2948

 

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: